Cenário em 2024: 6 tendências que influenciam o comportamento do consumidor

O mundo em que vivemos é cheio de mudanças e desafios, que afetam a forma como consumimos produtos e serviços. Com a chegada de 2024, é interessante ver como o consumidor se adapta e quais são os fatores que determinam suas preferências de compra. Neste artigo, vamos entender o contexto atual, mostrando como o consumidor […]

Compartilhe:

O mundo em que vivemos é cheio de mudanças e desafios, que afetam a forma como consumimos produtos e serviços. Com a chegada de 2024, é interessante ver como o consumidor se adapta e quais são os fatores que determinam suas preferências de compra. Neste artigo, vamos entender o contexto atual, mostrando como o consumidor se comporta e quais são os principais elementos que influenciam suas escolhas.

Como está o comportamento do consumidor atualmente? 

O comportamento do consumidor e a forma como as pessoas interagem com marcas e produtos mudaram muito com a digitalização. A busca por experiências personalizadas, o aumento da consciência ambiental e a preferência por marcas socialmente responsáveis são apenas alguns dos aspectos que moldam as escolhas do consumidor. Além disso, a ascensão das redes sociais como plataforma de influência tem impactado diretamente na formação de opinião. 

Quais fatores influenciam o comportamento de compra?

Uma série de fatores complexos influencia o comportamento de compra do consumidor, desde a acessibilidade à informação até as mudanças nas expectativas dos consumidores. 

De acordo com o Euromonitor International Voice of the Consumer: Digital Survey, conduzido entre março e abril de 2023, as 6 tendências de consumo para o ano de 2024 são:

  • Inteligência Artificial

A experiência do usuário é enriquecida pela inteligência artificial, que consegue entender seus gostos de forma profunda e oferecer uma personalização em todos os aspectos, desde recomendações precisas até interfaces adaptadas às preferências individuais. Segundo a pesquisa:

– Em 2023, 72% dos consumidores utilizaram a inteligência artificial para aprimorar suas vidas diárias.

– Aproximadamente 42% afirmaram que se sentiriam confortáveis em ter assistentes de voz para auxiliar com sugestões de compra e informações personalizadas.

– 17% se sentem à vontade em utilizar chatbot para resolver questões de atendimento ao cliente de forma mais rápida.

  • Experiência do consumidor atrativa

Uma maneira das marcas se aproximarem dos consumidores é proporcionar um alívio do estresse e das preocupações cotidianas. Muitos consumidores procuram experiências que os façam sentir especiais. Ainda de acordo com a pesquisa do Euromonitor, 29% dos consumidores aceitariam que as marcas monitorassem suas emoções e personalizassem suas ofertas com base em seu humor e 55% disseram que fizeram uma compra em lugares que criaram uma experiência de compra diferente.

  • Empresa que tem compromisso sustentável

Muitas pessoas estão preocupadas com o meio ambiente e querem fazer a sua parte para protegê-lo. Mas elas também se perguntam se as grandes organizações estão fazendo o suficiente para reduzir o desperdício e ser mais sustentável. Os consumidores esperam, cada vez mais, que as empresas sejam transparentes e responsáveis sobre as suas ações ecológicas. 

  • Choque cultural

Você se importa com o que acontece no mundo? As crenças moldam perspectivas, valores e atitudes, influenciando as escolhas dos consumidores. Empresas devem estar atentas aos posicionamentos, abordando temas polêmicos com cautela e mantendo autenticidade alinhada aos valores da marca.

  • Busca por ofertas de valor

A situação econômica do país está afetando a todos nós, certo? Com essa recessão, os consumidores estão adaptando suas mentalidades financeiras. De acordo com o Euromonitor, 74% das pessoas estão preocupadas com o aumento do preço dos produtos básicos. Estão adotando hábitos cada vez mais conscientes para aproveitar as melhores oportunidades. No ano passado, as pessoas têm optado por fazer mais refeições em casa em vez de ir a restaurantes, reduzir despesas desnecessárias, comprar produtos de marca própria, entre outros.

  • Busca pelo bem-estar

Uma das principais tendências do mercado de beleza é a busca por soluções que ofereçam resultados rápidos e efetivos para o bem-estar físico e mental. Para se destacar nesse cenário, os produtos precisam demonstrar sua eficácia por meio de fatos, resenhas, feedbacks e comprovações por autoridades da área. Segundo o Euromonitor, 85% dos consumidores estariam dispostos a pagar mais por produtos de beleza que tenham benefícios ou eficácia comprovados. Portanto, é essencial investir em transparência e comunicação para conquistar a confiança dos clientes.

O comportamento do consumidor moderno é complexo, moldado por uma variedade de fatores que incluem a tecnologia e os valores pessoais. As marcas que souberem prever e se ajustar a essas tendências estarão na frente, criando vínculos fortes e relevantes com seus consumidores.

A equipe especializada em marketing do Grupo Jobs entende as necessidades e preferências dos consumidores modernos e sabe como adaptar as mensagens da sua marca de forma estratégica para cada plataforma. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar o seu negócio a crescer nas redes sociais!