Google Analytics 4: como se preparar para a mudança?

Conheça a nova e mais atualizada versão da ferramenta de dados do Google! À medida que a tecnologia avança e o comportamento do consumidor muda, todas as ferramentas precisam ser atualizadas, e o Google Analytics não é exceção. Após quase 15 anos operando em um formato universal, a empresa aprimorou a inteligência artificial da plataforma […]

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Conheça a nova e mais atualizada versão da ferramenta de dados do Google!

À medida que a tecnologia avança e o comportamento do consumidor muda, todas as ferramentas precisam ser atualizadas, e o Google Analytics não é exceção.

Após quase 15 anos operando em um formato universal, a empresa aprimorou a inteligência artificial da plataforma e promete trazer mudanças mais significativas para a atualidade. Confira!

O que é o Google Analytics 4?

O GA4, abreviação de Google Analytics 4, é a última versão lançada pela empresa em que as métricas, coleta de dados e interface serão diferentes. Para quem não sabe, o Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados que fornece uma visão geral de quem visita seu site, quais as páginas mais acessadas, quantos cliques e conversões, entre outros recursos.

A nova geração da ferramenta é pensada para o futuro tendo como principais objetivos a privacidade dos dados e o fim do uso de cookies. Além disso, se tornará o padrão oficial a partir de 1º de julho de 2023.

Quais as novidades do Google Analytics 4?

O GA4 apresenta uma interface totalmente nova e investe em tecnologia para aprimorar dados e relatórios, a fim de obter insights mais profundos sobre o comportamento do usuário e análises abrangentes das jornadas de acesso aos sites e aplicativos.

Anteriormente, a ferramenta era baseada em pageviews, ou seja, os dados e códigos do GA eram carregados junto com o carregamento das páginas do site. Na nova versão, eles serão calculados com base em um evento, ou seja, qualquer interação que um usuário realiza em um site ou aplicativo, como clicar em um botão ou mover uma barra de rolagem. Veja o que mudou:

  • Coleta dados de sites e apps para mostrar mais informações sobre a jornada do cliente;
  • Usa dados com base em eventos em vez de sessões;
  • Privacidade de dados: inclui controles aprimorados de privacidade, como medição sem cookies, modelagem comportamental e estimativa de conversão;
  • Oferece recursos preditivos que fornecem orientação sem modelos complexos;
  • Análise multiplataforma: visão completa do comportamento do usuário em qualquer canal (app ou web);
  • Integrações diretas com plataformas de mídia ajudam a promover ações no seu site ou app.
    Fonte: Google

Com a alta demanda por aplicativos e operações móveis, o Google sentiu a necessidade de adaptar suas ferramentas para atender a todas elas de forma unificada.

Caso você tenha uma conta no Google Analytics hoje, saiba que ele será descontinuado e não irá mais processar nenhum dado. Portanto, você tem até o dia 1º de julho para retirar todos os relatórios necessários, fazer a migração para o GA4 e ir se habituando à nova ferramenta. Para migrar, acesse aqui o passo a passo do Google.

Agora que você já está por dentro da novidade do Google, é hora de atualizar sua ferramenta e elaborar as estratégias com os novos dados que irá obter. Aproveite e conheça o site da Job Space, uma agência de negócios que conta com um time especializado em mídia e marketing de dados.