Sua empresa está preparada para a Black Friday de 2022? Vai ser diferente!
Confira os números do e-commerce no Brasil e como aproveitar a Black Friday de 2022 em um fim de ano que será recheado de eventos. Você sabe o que é Black Friday? A data é uma das mais importantes no e-commerce brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AbComm), as vendas da Black Friday […]
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Confira os números do e-commerce no Brasil e como aproveitar a Black Friday de 2022 em um fim de ano que será recheado de eventos.
Você sabe o que é Black Friday? A data é uma das mais importantes no e-commerce brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AbComm), as vendas da Black Friday em 2021 somaram mais de 5,8 bilhões de reais e esse número deve aumentar este ano.
De acordo com estudo realizado pela NielsenIQ Ebit, só no primeiro semestre de 2022, o e-commerce alcançou um faturamento de 118,6 bilhões de reais, um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Isso significa que um bom planejamento é fundamental para os resultados das vendas ao final do mês.
Então, se você tem um comércio ou um e-commerce, é o momento para aproveitar tudo o que a Black Friday tem a oferecer. Você está preparado?
Quando será a Black Friday em 2022?
A Black Friday de 2022 acontecerá no dia 25 de novembro, tradicionalmente na última sexta-feira do mês.
Algumas empresas atuam apenas na data, mas é possível realizar promoções durante a semana, conhecida como ‘Black Week’, apenas no final da semana ou mesmo durante todo o mês.
Os consumidores têm grandes expectativas quanto à data, portanto, acelere, ainda há tempo para se planejar.
Por que este ano será diferente?
Segundo turno das eleições, Copa do Mundo no Qatar e o Natal são os fatores que irão movimentar as vendas no ano de 2022. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AbComm), o setor de e-commerce pretende faturar mais de R$ 6 bilhões com a Black Friday neste ano.
Por conta da inflação alta, muitos consumidores optam por esperar boas promoções para comprar itens importantes e até adiantar os presentes de Natal, que não puderam ser dados em anos anteriores, devido à pandemia. Então, a Black Friday deste ano promete!
Como estaremos em época de Copa do Mundo, o evento acaba influenciando gastos maiores com bebidas, alimentos, televisões, telões e artigos esportivos.
Um detalhe que devemos ficar atentos para a Black Friday 2022 é que ela terá um calendário de divulgação mais curto devido aos eventos da Copa e Eleições. Será um período com muitos assuntos relevantes ocorrendo ao mesmo tempo.
Para melhor aproveitamento da data, é fundamental já ter seu site pronto e otimizado para rodar, bem como ter em mente qual será o melhor momento para divulgar as ações. Uma vez que datas comemorativas e eventos importantes costumam mudar os hábitos de consumo e o comportamento de compra das pessoas.
Portanto, estude muito bem os consumidores do seu segmento de mercado para entender quais produtos foram mais procurados e quais promoções chamaram mais atenção no ano anterior.
Como aproveitar a Black Friday 2022?
Os dados da NielsenIQ Ebit também mostram que uma boa experiência de compra não se limita ao preço dos produtos vendidos, porque uma das ações promocionais preferidas pelos consumidores é o frete grátis. 50% do total do número de pedidos no primeiro semestre de 2022 é com taxa de entrega gratuita. Com isso, podemos concluir que uma simples ação pode ter um enorme impacto positivo nas vendas online.
- Se planeje com antecedência;
- Fique atento ao calendário dos eventos;
- Escolha quais produtos irão receber desconto;
- Crie cupons de desconto atrativos;
- Use o desconto e brindes para atrair novos clientes;
- Prepare o estoque dos produtos;
- Tenha uma equipe de atendimento ao cliente de plantão;
- Verifique se o site está funcionando corretamente;
- Proporcione uma boa experiência mobile;
- Deixe bem claro as políticas de troca;
- Use os gatilhos de urgência e escassez;
- Invista na divulgação.
Mas oferecer frete grátis e dar descontos imperdíveis não funcionam sem a devida divulgação, não é mesmo?
Nesse caso, desenvolva uma estratégia de marketing para aumentar o reconhecimento da marca. Abuse das redes sociais para manter o público informado sobre as ofertas da loja, afinal quem não é visto, não é lembrado! Invista em publicidade paga com o Google e Face Ads, com eles é possível direcionar as campanhas para o seu público-alvo e ser mais assertivos nas ações.
Precisa de ajuda? A Job Space é uma agência de negócios criativos, que também atua no segmento de e-commerce e, desde 2014, realiza as melhores Blacks para os nossos clientes. Não importa o mercado (produtos de beleza, ferramentas, eletrodomésticos), com a estratégia correta, a Black Friday pode deslanchar suas vendas. Clique aqui e fale com a gente!