Sua empresa está preparada para a Black Friday de 2022? Vai ser diferente!

Confira os números do e-commerce no Brasil e como aproveitar a Black Friday de 2022 em um fim de ano que será recheado de eventos.  Você sabe o que é Black Friday? A data é uma das mais importantes no e-commerce brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AbComm), as vendas da Black Friday […]

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Confira os números do e-commerce no Brasil e como aproveitar a Black Friday de 2022 em um fim de ano que será recheado de eventos. 

Você sabe o que é Black Friday? A data é uma das mais importantes no e-commerce brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AbComm), as vendas da Black Friday em 2021 somaram mais de 5,8 bilhões de reais e esse número deve aumentar este ano. 

De acordo com estudo realizado pela NielsenIQ Ebit, só no primeiro semestre de 2022, o e-commerce alcançou um faturamento de 118,6 bilhões de reais, um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Isso significa que um bom planejamento é fundamental para os resultados das vendas ao final do mês. 

Então, se você tem um comércio ou um e-commerce, é o momento para aproveitar tudo o que a Black Friday tem a oferecer. Você está preparado? 

Quando será a Black Friday em 2022? 

A Black Friday de 2022 acontecerá no dia 25 de novembro, tradicionalmente na última sexta-feira do mês.  

Algumas empresas atuam apenas na data, mas é possível realizar promoções durante a semana, conhecida como ‘Black Week’, apenas no final da semana ou mesmo durante todo o mês.  

Os consumidores têm grandes expectativas quanto à data, portanto, acelere, ainda há tempo para se planejar. 

Por que este ano será diferente? 

Família comemorando enquanto assiste futebol

Segundo turno das eleições, Copa do Mundo no Qatar e o Natal são os fatores que irão movimentar as vendas no ano de 2022.  De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AbComm), o setor de e-commerce pretende faturar mais de R$ 6 bilhões com a Black Friday neste ano. 

Por conta da inflação alta, muitos consumidores optam por esperar boas promoções para comprar itens importantes e até adiantar os presentes de Natal, que não puderam ser dados em anos anteriores, devido à pandemia.  Então, a Black Friday deste ano promete!  

Como estaremos em época de Copa do Mundo, o evento acaba influenciando gastos maiores com bebidas, alimentos, televisões, telões e artigos esportivos.

Um detalhe que devemos ficar atentos para a Black Friday 2022 é que ela terá um calendário de divulgação mais curto devido aos eventos da Copa e Eleições. Será um período com muitos assuntos relevantes ocorrendo ao mesmo tempo. 

Para melhor aproveitamento da data, é fundamental já ter seu site pronto e otimizado para rodar, bem como ter em mente qual será o melhor momento para divulgar as ações. Uma vez que datas comemorativas e eventos importantes costumam mudar os hábitos de consumo e o comportamento de compra das pessoas.  

Portanto, estude muito bem os consumidores do seu segmento de mercado para entender quais produtos foram mais procurados e quais promoções chamaram mais atenção no ano anterior. 

Como aproveitar a Black Friday 2022? 

Pessoa conferindo o cartão e o celular

Os dados da NielsenIQ Ebit também mostram que uma boa experiência de compra não se limita ao preço dos produtos vendidos, porque uma das ações promocionais preferidas pelos consumidores é o frete grátis. 50% do total do número de pedidos no primeiro semestre de 2022 é com taxa de entrega gratuita. Com isso, podemos concluir que uma simples ação pode ter um enorme impacto positivo nas vendas online.  

  • Se planeje com antecedência;
  • Fique atento ao calendário dos eventos;
  • Escolha quais produtos irão receber desconto;
  • Crie cupons de desconto atrativos;
  • Use o desconto e brindes para atrair novos clientes;
  • Prepare o estoque dos produtos;
  • Tenha uma equipe de atendimento ao cliente de plantão;
  • Verifique se o site está funcionando corretamente;
  • Proporcione uma boa experiência mobile;
  • Deixe bem claro as políticas de troca;
  • Use os gatilhos de urgência e escassez;
  • Invista na divulgação.

Mas oferecer frete grátis e dar descontos imperdíveis não funcionam sem a devida divulgação, não é mesmo? 

Nesse caso, desenvolva uma estratégia de marketing para aumentar o reconhecimento da marca. Abuse das redes sociais para manter o público informado sobre as ofertas da loja, afinal quem não é visto, não é lembrado! Invista em publicidade paga com o Google e Face Ads, com eles é possível direcionar as campanhas para o seu público-alvo e ser mais assertivos nas ações.  

Precisa de ajuda? A Job Space é uma agência de negócios criativos, que também atua no segmento de e-commerce e, desde 2014, realiza as melhores Blacks para os nossos clientes. Não importa o mercado (produtos de beleza, ferramentas, eletrodomésticos), com a estratégia correta, a Black Friday pode deslanchar suas vendas. Clique aqui e fale com a gente!