Qual é o processo de criação de uma identidade visual para minha marca?

Você já parou para pensar na importância da identidade visual para a sua marca? Quer descobrir como ela pode destacar seu negócio e conquistar o seu público? Neste artigo, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre identidade visual e como a equipe especializada da JobSpace pode te ajudar nessa jornada. Continue a […]

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Você já parou para pensar na importância da identidade visual para a sua marca? Quer descobrir como ela pode destacar seu negócio e conquistar o seu público? Neste artigo, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre identidade visual e como a equipe especializada da JobSpace pode te ajudar nessa jornada. Continue a leitura! 

O que é identidade visual?  

A identidade visual de uma marca é a representação gráfica que traduz a proposta, ideais e objetivos de uma empresa. Ela é a primeira impressão e por isso, responsável por transmitir o ramo de atuação, personalidade, mensagem e até mesmo os valores da marca. 

Conhecida como IDV, essa identidade, composta por um conjunto de elementos, desempenha um papel crucial ao fornecer suporte visual para atingir o público-alvo, permitindo que a marca capte a atenção e o interesse das pessoas. 

Uma boa identidade visual é quando a marca é facilmente reconhecida, mesmo antes de visualizarem o logotipo. Um exemplo é o McDonald’s, cujas cores amarelo e vermelho são imediatamente associadas à marca. 

Portanto, criar uma imagem visual única e diferenciada, não apenas facilita a identificação da marca pelo público-alvo, mas também fortalece a sua presença e reconhecimento.  

4 itens principais que compõem uma identidade visual 

Uma identidade visual geralmente é composta por: 

  1. Logotipo: O logotipo é a representação gráfica do nome da marca, podendo ele ser somente um desenho ou não. Geralmente composto por símbolos, ícones, tipografia ou uma combinação deles. É a peça central da identidade visual e deve ser facilmente reconhecível, considerando que competirá com outros logotipos em diferentes contextos, como banners de patrocinadores e fachadas de prédios comerciais, por exemplo. 
  2. Paleta de cores: A escolha das cores vai além das preferências pessoais ou tendências, sendo fundamental para a construção de uma marca impactante. As cores possuem poder de comunicação e representam características específicas, exigindo uma análise aprofundada da identidade da empresa. Além da cor principal, é necessário selecionar cores secundárias para diferentes aplicações. 
  3. Tipografia: A seleção das fontes tipográficas utilizadas nos textos também é importante para transmitir a personalidade da marca. As fontes devem ser escolhidas de forma coerente, levando em consideração a legibilidade e a harmonia com o logotipo. 
  4. Elementos visuais: Além dos itens mencionados, a identidade visual pode incluir outros elementos, como texturas, ícones e ilustrações. Esses elementos contribuem para criar uma linguagem visual única para a marca. 

Qual é a importância de desenvolver uma identidade visual?  

A identidade visual desempenha um papel crucial ao diferenciar uma marca em relação à concorrência, mesmo que as cores possam ser semelhantes. Por exemplo, de acordo com a psicologia das cores, no ramo da saúde é comum o uso das cores azul ou verde, enquanto no ramo de alimentos o vermelho e o amarelo são utilizados para despertar o apetite. É aí que a identidade visual entra em cena, proporcionando destaque e reconhecimento que facilitem a identificação da marca pelo público. Afinal, quem nunca escolheu uma marca simplesmente por tê-la visto antes em algum lugar? 

Além disso, os elementos visuais estarão presentes em todos os pontos de contato, como flyers, redes sociais, site e comerciais, criando uma unidade visual que fortalece a mensagem transmitida pela marca e contribui para gerar confiança e familiaridade. 

Qual é o processo de criação de uma identidade visual?  

  • Pesquisa e briefing: pesquisa de mercado, público-alvo e concorrência, além de entrevista com o dono da empresa para compreender seus desejos e valores a serem transmitidos. 
  • Design do logotipo: desenvolvido levando em consideração uma série de análises referente ao desejo do cliente, o nome e slogan da marca, arquétipos e tom de voz.
  • Escolha da fonte: A tipografia e outros elementos visuais são selecionados com base na personalidade da marca, visando criar harmonia no conjunto. 
  • Definição de cores: definida levando em consideração a psicologia das cores e a harmonia visual. 
  • Elementos complementares: ícones, ilustrações ou fotografias ajudam a enriquecer a identidade visual, são definidos levando em conta o nicho de mercado, análise da concorrência, harmonia visual e as preferências do cliente. 
  • Aplicação: após todas essas definições, a identidade visual é aplicada em diferentes materiais, como cartões de visita, papelaria, etc., para garantir a consistência visual. 

Como a JobSpace pode te ajudar?  

Aqui na JobSpace, somos uma agência de marketing digital 360º que oferece um serviço de criação de identidade visual. Nossa equipe de designers especializados está pronta para te ajudar a construir uma imagem de marca. Sabemos o quão importante é ter uma identidade visual e é por isso que trabalhamos lado a lado com você, levando em conta seus objetivos e valores. 

Ao escolher a JobSpace, pode esperar um processo de criação personalizado. Vamos mergulhar em pesquisas, fazer briefings detalhados e apresentar uma variedade de conceitos para você aprovar. E tudo o mais que for necessário para transmitir a personalidade da sua marca. 

Conte com a gente para cuidar da imagem visual da sua marca. Entre em contato e continue acompanhando os conteúdos do blog para ficar por dentro deste universo.