Por que a transformação digital deve ser aplicada no seu negócio

Processos tecnológicos são fundamentais para manter as empresas ativas e com uma boa fatia de mercado Vivemos num mundo em que parece redundante falar que é preciso inovar para continuar tendo ganhos no seu negócio. Porém, muitas empresas ainda não entendem que automatizar certos processos , digitalizar ações e trazer tecnologias para o ambiente de […]

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Processos tecnológicos são fundamentais para manter as empresas ativas e com uma boa fatia de mercado

Vivemos num mundo em que parece redundante falar que é preciso inovar para continuar tendo ganhos no seu negócio. Porém, muitas empresas ainda não entendem que automatizar certos processos , digitalizar ações e trazer tecnologias para o ambiente de trabalho é fundamental – principalmente para permanecer sendo um ganhador frente ao número cada vez maior de concorrentes que compreenderam bem o conceito de transformação digital.

Afinal, o que significa transformação digital?

Resumidamente, a transformação digital começa quando existe um processo de transição, ou coparticipação, do mundo físico para o universo on-line. Na prática, isso acontece quando empresas trazem ou desenvolvem elas mesmas tecnologias que vão auxiliar os processos internos e de interação com os clientes.

Assim, cada vez mais organizações implementam aplicativos, ferramentas digitais e plataformas inteligentes que são capazes de integrar sistemas internos, de comunicação, avaliação dos resultados e alcance de metas, entre outras inúmeras facilidades que ajudam no dia a dia da empresa.

Esses recursos também são fundamentais para manter a transparência da instituição frente aos consumidores e colaboradores, que conseguem enxergar os objetivos da empresa, sua missão, visão e valores e, muitas vezes, dados reais de vendas, engajamento com o público, tomadas de decisões etc.

Como começar um processo de transição?

Gerar transformação digital é importante para aumentar a produtividade da empresa e otimizar resultados. Sua implementação, entretanto, necessita, muitas vezes, de uma mudança de cultura, da educação de colaboradores com relação ao universo digital e, o que é mais difícil, passa por ensinar ao cliente que tudo isso vem para melhorar o relacionamento e a entrega do produto ou serviço final.

Algumas organizações são mais conservadoras e tendem a ter dificuldade para implementar os recursos que vão ajudá-las na transformação digital. O principal medo dos gestores é justamente a alteração de processos, já que, muitas vezes, os colaboradores podem resistir às inovações e gerar um conflito interno entre setores, afetando assim a produção em geral.

Nesses casos, o importante é, antes de tudo, construir um cronograma de mudanças, que começa com a instrução dos funcionários sobre a importância da transformação digital para continuar ativo no mercado, seguida por pesquisas de mercado e análises de cases de sucesso na mesma área de atuação.

Feito isso, começa a fase de treinamentos, que deve acontecer paralelamente ao desenvolvimento das tecnologias que vão fazer parte da rotina da empresa. Lembre-se: quanto mais dados e referências você tiver, maior será o engajamento da equipe perante a transformação digital.

Presença digital exige infraestrutura adequada

O processo de inserção no digital está cada vez mais rápido e eficiente, mas é preciso ter em mente que não é de um dia para o outro que as coisas vão acontecer. Além de mudar a cultura da empresa, é necessário investir em infraestrutura que dê suporte às mudanças, como equipamentos digitais, softwares, armazenamento em nuvem etc.

Além disso, vale também chamar profissionais e empresas especializadas em digital para treinar a equipe e ajudar a organização a se adequar ao universo on-line. Essas pessoas podem ser parceiras na construção de uma loja virtual, no direcionamento de campanhas, na consultoria e implantação de novos projetos, entre outros aspectos do negócio.

Por isso, é fundamental também uma organização financeira para investir e trabalhar de forma correta com o digital. Não adianta nada correr para mudar as coisas, mas não ter o resultado esperado: layout de plataformas nada funcional – sem usabilidade, botões em aplicativos que não funcionam, sistema interno que não está integrado da forma correta com os processos atuais, entre outros tantos problemas que podem ser decorrentes da pressa.

Com tudo isso organizado, fica mais fácil visualizar essa transformação, que pode gerar inúmeros benefícios para pequenas e grandes empresas. Estamos na era do digital e até mesmo indústrias e negócios menores devem estar ligados às inovações tecnológicas relacionadas ao mundo virtual.

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Escrito por Maria Eduarda Simonard

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