Palavras-chave: por que são importantes para o seu texto?
Essa é uma etapa muito relevante no desempenho dos conteúdos nos buscadores No artigo de hoje vamos abordar a otimização de conteúdo para SEO utilizando um passo muito simples: a escolha da palavra-chave correta. Assim como todo bom vendedor, o Google quer que seu usuário tenha uma experiência ótima quando encontrar o conteúdo que ele […]
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Essa é uma etapa muito relevante no desempenho dos conteúdos nos buscadores
No artigo de hoje vamos abordar a otimização de conteúdo para SEO utilizando um passo muito simples: a escolha da palavra-chave correta.
Assim como todo bom vendedor, o Google quer que seu usuário tenha uma experiência ótima quando encontrar o conteúdo que ele está pesquisando. Mas o que isso quer dizer? Simples! Se um usuário procura por receitas de sucos detox, o Google não vai entregar um conteúdo que não foque exclusivamente nisso.
Os artigos que exploram muito bem a palavra-chave e variações dela têm muito mais chances de conseguir boas posições orgânicas na pesquisa. Entretanto, escolher a palavra-chave correta demanda pesquisa e é importante que você a faça para descobrir o que as pessoas estão querendo saber.
As palavras-chave na busca do Google
Quando alguém joga uma palavra, um termo ou uma frase no Google, essa pessoa já está decidida do que quer saber. É diferente de quando você faz um anúncio ou mostra conteúdos para os usuários em outras ferramentas de marketing digital, como as mídias sociais. No Google, ela já tem um problema e busca solucioná-lo.
O que acontece é que talvez aquele conteúdo maravilhoso que você teve a ideia de criar e demorou tanto tempo para ficar pronto não seja o que a maioria das pessoas estão interessadas em saber. E é aí que mora o X da questão. Acertar o alvo, ou seja, escolher a palavra-chave correta para que, em caso de uma pesquisa, seu artigo já tenha grande chance de ser ranqueado.
O Google Ads
Uma ferramenta bastante precisa para identificar a sua palavra-chave ideal é o próprio Google Ads. Entretanto, para ter a quantidade certa de cliques é necessário “investir” em anúncios por lá. Por exemplo, se você busca “como ensinar meu cachorro a fazer xixi no lugar certo”, mas não utiliza a conta para anúncios, ele não te mostrará quantas pesquisas exatas são feitas por mês, mas te dará uma base (de 100 a 1000, por exemplo) e, ainda, algumas sugestões de variações dentro dessa mesma palavra-chave. Isso pode mudar a sua ideia inicial de palavra-chave ou te dar insights de novos termos no seu artigo, como por exemplo, “como ensinar meu cão a fazer xixi no tapete higiênico”.
Fazer pesquisa de palavra-chave é uma necessidade que se intensifica se você quer se posicionar como autoridade em determinado segmento. Neste caso, a sua busca por palavras-chaves deve ser ainda mais rigorosa. Cada artigo que você for escrever deve ser desenvolvido inteiro em cima desta palavra-chave. Aqui, é importante ressaltar que não precisa ficar toda hora repetindo a mesma palavra, pois essa estratégia já não vale mais (sim, o Google consegue identificar que aquela repetição não está necessariamente trazendo um conteúdo relevante para o seu público).
Planejamento: uma etapa muito importante
Ter uma pauta de conteúdos pré-definida organiza muito a vida. Organize a pauta mensal com antecedência. Abra uma planilha e coloque a palavra-chave original, depois vá anotando as variações que encontrou dela e quantas buscas foram identificadas. Construa sua pauta em cima dessas palavras encontradas nas suas pesquisas.
Ferramentas para pesquisa de palavras-chave
Existem muitas ferramentas gratuitas que entregam quais palavras-chaves estão sendo mais pesquisadas dentro de um nicho. Por exemplo, se tenho um blog sobre adestramento canino e quero produzir conteúdo dentro dele, o primeiro passo é fazer a pesquisa dos termos mais buscados no Google e desenvolver conteúdos em cima deles.
Para isso, essas ferramentas de palavras-chaves e até mesmo o próprio Google podem te ajudar. O que você não pode fazer é criar um artigo sobre “como dar banho no seu cachorro em casa” se você “acha” que esse é um tema interessante que as pessoas costumam buscar. É preciso realizar uma pesquisa para identificar uma necessidade real.
Confira as principais ferramentas!
Previsões do Google
Answer to the Public
Google Trends
O Trends permite comparar dois termos e ver qual assunto ou palavra-chave é a melhor escolha para conteúdos grandes e consistentes. Outro dado legal do Google Trends é que ele mostra de quais estados estão vindo as buscas.
Moz
Além de permitir ver os concorrentes, a Moz oferece sugestões de palavras-chave e tem uma extensão para o Chrome que mostra alguns dados da página já na pesquisa.
Ubbersugest
Essa ferramenta do Neil Patel mostra volume de busca, ideias de palavras-chave e muitos mais.
E aí? Você já conhecia e usava essas ferramentas? Quais outras você conhece?
Comece agora mesmo um planejamento de conteúdo muito mais estratégico nos seus posts com a palavra-chave correta. Acesse o blog da Job Space para conferir mais conteúdos!
Escrito por Larissa Angeli
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