Remarketing: o que é e como criar uma estratégia eficaz para sua empresa?

Você já passou pela experiência de pesquisar um produto na internet, como um tênis, e depois de algum tempo, vê anúncios desse mesmo tênis em outros sites ou redes sociais? Às vezes, brincamos dizendo que “Mark Zuckerberg está de olho em nossas pesquisas”. E, em parte, isso é verdade. Isso faz parte de uma estratégia […]

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Você já passou pela experiência de pesquisar um produto na internet, como um tênis, e depois de algum tempo, vê anúncios desse mesmo tênis em outros sites ou redes sociais? Às vezes, brincamos dizendo que “Mark Zuckerberg está de olho em nossas pesquisas”. E, em parte, isso é verdade. Isso faz parte de uma estratégia poderosa de marketing digital chamada Remarketing. 

Pode parecer uma propaganda insistente ou até mesmo chata, mas a verdade é que funciona. Afinal, ver o produto diversas vezes pode aumentar o desejo por ele, não é mesmo? Se você possui um negócio online e deseja melhorar sua presença digital, além de aumentar suas vendas, o remarketing pode ser a chave para alcançar o público certo. Quer saber como essa estratégia funciona e como criar sua própria estratégia de remarketing? Continue lendo nosso artigo!

O que é remarketing? 

O remarketing é uma estratégia em que os anúncios são replicados em diferentes formatos e espaços na web, com o objetivo de reforçar o contato com pessoas que já interagiram com sua página ou marca.  

Essa abordagem auxilia a aumentar a lembrança do produto, mantendo a marca em destaque e fornecendo um incentivo adicional para que o cliente conclua a conversão.  

Essa tática é altamente eficiente, superando outras estratégias de marketing, pois atinge usuários que já mostraram interesse inicial em determinado produto, mas por alguma razão, ainda não finalizaram a compra. Portanto, o remarketing é uma maneira de se conectar com o cliente, relembrando-o sobre o produto e incentivando-o a finalizar a ação desejada, seja ela uma compra, download ou cadastro. 

Como funciona o remarketing? 

O remarketing é uma estratégia que opera por meio do Google Ads ou Meta Ads, ou seja, quando um visitante acessa seu site ou adiciona um produto ao carrinho, essas informações são armazenadas em cookies no navegador do usuário, permitindo que o Google seja informado sobre seus interesses específicos. Dessa forma, ao criar anúncios nas plataformas, eles serão direcionados ao público certo que demonstrou real interesse no assunto.  

Alguns dos principais indicadores envolvem a quantidade de visitas ao site, a taxa de cliques para adicionar produtos ao carrinho, a taxa de compras, a taxa de abertura de e-mails de marketing, entre outras. 

Quais os tipos de remarketing? 

Dentro da estratégia de remarketing, existem diferentes formas de aplicá-la para aumentar a eficácia. Algumas delas são: 

  • Remarketing na Rede de Display: são criados diversos formatos de banners ou pop-ups personalizados que irão aparecer em sites de parceiros do Google. 
  • Remarketing na Rede de Pesquisa: o anúncio é vinculado a uma palavra-chave específica. Quando o usuário utiliza o mecanismo de busca para pesquisar algo relacionado, os links patrocinados do shopping aparecem logo no topo dos resultados do Google. Esses anúncios exibem o produto com o preço, direcionando o usuário para a página de compra diretamente. 
  • Remarketing no E-mail: “Ei, volta aqui! Não deixe o seu carrinho abandonado!” É possível enviar e-mails personalizados de acordo com cada indicador. É uma forma eficaz de resgatar usuários que abandonaram uma compra, iniciaram um cadastro, mas não concluíram a ação final de compra ou download, entre outros.  
  • Remarketing no Facebook/Instagram: É possível direcionar anúncios para as pessoas enquanto elas navegam nas redes sociais.

Como criar uma campanha de remarketing? 

Para criar uma campanha de remarketing eficaz em sua empresa, é importante compreender seu público-alvo e seus principais interesses. Coletar e analisar dados dos principais indicadores já citados, como a taxa de abertura do site, cliques em links e aberturas de e-mail, ajudará a identificar onde a maior parte do seu público se encontra, seja em e-mails, pesquisas no Google ou nas redes sociais. 

Com base nessa análise, fica mais fácil e assertivo escolher a plataforma ou plataformas adequadas para aplicar a estratégia de remarketing. 

É só acessar a plataforma Google Ads ou Meta Ads e ir até o Gerenciador de públicos-alvo para criar a lista e adicionar a lista de visitantes do site. Assim, você terá uma lista específica para remarketing toda vez que for direcionar um anúncio.

Após definir as listas de públicos segmentados, é hora de desenvolver artes e textos personalizados para acompanhar os anúncios. Lembre-se de monitorar o desempenho das campanhas e tenha em mente que a ideia central do remarketing é manter a marca ou produto sempre visível para os usuários que já demonstraram interesse anteriormente. 

Contratar os serviços de especialistas em mídia é uma ótima ideia para garantir o sucesso da sua campanha de remarketing. Na agência de marketing digital de Curitiba, a Jobspace, temos uma equipe especializada que conhece todas as técnicas de remarketing e sabe como direcionar suas campanhas de forma estratégica. Seja para alcançar o público na Rede de Display, no E-mail ou nas redes sociais, estamos aqui para te ajudar a conquistar o sucesso online. Entre em contato conosco e vamos juntos!