JOB DE HOJE: dicas para reaproveitar conteúdos de forma estratégica

É possível transformar um conteúdo em diversos outros formatos, entenda! Se está faltando ideias de conteúdo para postar em sua página, saiba que existe uma estratégia de reutilização no marketing. Uma forma de usar e atualizar conteúdos antigos em diversos outros formatos, que te mantém competitivo e relevante na web. Entenda mais sobre essa técnica […]

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É possível transformar um conteúdo em diversos outros formatos, entenda!

Se está faltando ideias de conteúdo para postar em sua página, saiba que existe uma estratégia de reutilização no marketing. Uma forma de usar e atualizar conteúdos antigos em diversos outros formatos, que te mantém competitivo e relevante na web. Entenda mais sobre essa técnica no JOB DE HOJE.

O job de hoje é: reaproveitamento de conteúdos 

O trabalho de produção de conteúdo é intenso e exige muita pesquisa. Chega um determinado momento que parece que já foram feitos diversos textos sobre o mesmo tema. É aí que entra a estratégia de marketing de conteúdo. Com tanto material rico e relevante criado, é possível que eles sejam reaproveitados em outros formatos.  

A ideia é mudar a abordagem, assim você consegue criar centenas de outras peças a partir de uma. Ou seja, reaproveitar um conteúdo é transformar um blogpost em um carrossel no Instagram, um vídeo do Youtube em um e-book, um e-book em um infográfico e assim por diante. 

Dessa forma, você pode atualizar um conteúdo de grande sucesso, que gerou muitos cliques e leads ao seu site, em um formato que atraia outros tipos de público, mantendo sua marca sempre relevante e gerando novas conversões. 

Uma boa dica é preparar um conteúdo como base, com temas atemporais e importantes para o seu segmento, assim fica mais fácil para desmembrar a ideia em formatos diferentes. Portanto, sempre que for criar um conteúdo, faça a seguinte pergunta: consigo transformá-lo em quais e quantos formatos? 

Como transformar um conteúdo? 

Faça um vídeo: um tópico de um post em uma rede social, e-book ou blog, pode virar a gravação de um vídeo com a explicação de um especialista. É uma forma de aproveitar o mesmo assunto e ainda humanizar a marca. Ao final da gravação, é possível divulgar o material para download. 

Transforme-o em um infográfico: visual e de fácil interpretação, transformar um conteúdo em um infográfico é uma forma descomplicada de apresentar um conjunto de dados e informações em um formato diferente. 

Replique vídeos: é possível utilizar entrevistas longas, podcasts, lives ou grandes produções para publicar os trechos mais interessantes em Stories, TikTok e Shorts. Isso pode despertar a curiosidade para as pessoas assistirem ao vídeo completo. 

Poste nas mídias sociais: pode usar o conteúdo do blog para transformá-lo em uma série de postagens estáticas ou carrossel, em uma citação no Twitter, um gif nas redes sociais, etc. Invista em uma boa arte visual para chamar a atenção e deixar o conteúdo fácil de ser lido. 

Otimize blogs antigos: que tal pegar um texto antigo e atualizá-lo? Você pode alterar títulos, incluir imagens ou vídeos para complementar o conteúdo. 

Grave podcasts: são gravações em áudio, como um programa de rádio. Geralmente é uma conversa entre duas ou mais pessoas. Ótimo para discutir temas em alta com os convidados. Dessa forma, você pode alcançar pessoas que preferem ouvir a ler. 

Faça um e-book: você pode utilizar uma série de postagens do blog ou redes sociais sobre o mesmo tópico e transformar em um e-book. 

Crie apresentações: palestras, sessões ao vivo ou cursos podem ser transformados em apresentações de slides para complementar o conteúdo de um site, disponibilizar para download ou até hospedar em outras comunidades.

Vantagens da reutilização de conteúdo

  • Atingir novas pessoas, afinal existem públicos para cada tipo de formato de conteúdo.
  • Atualizar e reforçar temas importantes, sempre haverá novas pessoas visitando sua rede, portanto, alavancar conteúdos relevantes em diferentes formatos pode ajudar a reforçar a mensagem.
  • Otimiza tempo e trabalho gastos em um conteúdo anterior.

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