Dia do Cliente: saiba como aproveitar a data
O Dia do Cliente é comemorado no Brasil desde 2003, no dia 15 de setembro. A data foi criada para homenagear os consumidores, ao mesmo tempo em que marcas e empresas aproveitam para reafirmar os laços de relacionamento com os seus clientes. Saiba como aproveitar a data e fazer com que sua marca obtenha sucesso […]
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O Dia do Cliente é comemorado no Brasil desde 2003, no dia 15 de setembro. A data foi criada para homenagear os consumidores, ao mesmo tempo em que marcas e empresas aproveitam para reafirmar os laços de relacionamento com os seus clientes.
Saiba como aproveitar a data e fazer com que sua marca obtenha sucesso em campanhas voltadas para o período.
O Dia do Cliente
Essa data surgiu em 2003 e foi criada por um empresário especialista em marketing. O principal objetivo foi homenagear os clientes, que são a razão de todo segmento de mercado que existe.
O Dia do Cliente, é claro, também é muito usado para as vendas – em especial, nos últimos anos, no comércio online.
Dados do Dia do Cliente de 2022
O relatório sobre o Dia do Cliente de 2022, feito pela All In e seus parceiros, traz boas notícias para o comércio. As vendas aumentaram, em parte, por causa da Semana do Brasil. Por isso, os lojistas precisam se preparar com antecedência, até um mês antes da data. Além disso, o evento é uma ótima chance de avaliar as vendas, identificar os produtos mais populares e ouvir opiniões dos clientes, que podem ser úteis na estratégia para a Black Friday em novembro.
O relatório também destaca que mais pessoas estão usando os smartphones para realizar suas compras, em comparação com 2021. Isso mostra que é importante focar em estratégias do meio digital.
Com um total de R$ 5.8 bilhões em vendas durante o evento, fica claro que o Dia do Cliente é uma data muito importante para o varejo. Porém, é preciso lembrar que foi identificado que o custo médio do frete foi de R$ 29,70, e isso é algo que precisa de atenção, já que os clientes não gostam de pagar muito pelo envio. Por isso, é uma boa ideia pensar em promoções, descontos, ou até mesmo oferecer frete grátis para tornar o preço mais acessível e atrair mais consumidores.
Dicas para sua marca usar para a data
Planeje ações de marketing específicas para o Dia do Cliente
Assim como em qualquer data comemorativa, o Dia do Cliente requer um planejamento de ações de marketing, que devem ser específicas para a data. Mais que oferecer descontos, é preciso trabalhar com a data e instigar o interesse dos clientes.
Neste processo, é válido criar uma identidade visual específica para a campanha, organizar os canais que serão utilizados, programar o investimento total que será aplicado e demais demandas que devem anteceder o início da campanha em si.
Crie uma abordagem para homenagear os consumidores
O Dia do Cliente é uma data que visa aquecer o mercado, mas é preciso se atentar com a abordagem que será utilizada. Os consumidores atuais são exigentes e escolherão marcas que estejam alinhadas com seus desejos e necessidades, mas ao mesmo tempo, optarão por aquelas que também façam com que se sintam valorizados.
Incentive o engajamento
Aproximar os consumidores através de estratégias que visam o engajamento é uma boa forma de fazer com que a marca seja vista e, ainda, permite um estreitamento da relação dos clientes com a empresa.
Portanto, utilizar os recursos disponíveis nas redes sociais, como o Instagram e o TikTok, e incentivar ações interativas é essencial para estabelecer um novo ponto de contato entre sua marca e produtos com os clientes.
Aposte em recompensas de fidelidade
Além de oferecer ofertas e descontos para os consumidores de maneira geral, dar uma atenção especial aos clientes mais fiéis da marca é uma maneira de recompensá-los e atraí-los para ações focadas neles.
Utilize a base de dados com os contatos dos clientes mais recorrentes e promova ações com mensagens de agradecimento, com cupons de desconto e ofertas exclusivas, podendo até mesmo, realizar o envio de brindes.
Como usar o Dia do Cliente no e-commerce?
São centenas de datas comemorativas ao longo do ano, entre as que são usadas por todo o mundo e as específicas de diversos segmentos de mercado.
Dessa forma, o desafio está em como fazer o “Feliz Dia do Cliente!” ser uma mensagem de valor, sem cair nos clichês e tornando o cliente o verdadeiro protagonista da sua campanha.
Conheça algumas estratégias que podem ser aplicadas dentro do seu e-commerce:
Aposte na segmentação
A ação para o Dia do Cliente não precisa, necessariamente, ser para todos os clientes. É isso mesmo: estamos dizendo para segmentar a sua campanha.Um ótimo grupo de clientes para se comunicar nessa data são os já fidelizados com a marca. A ideia é recompensar quem já compra, interage e sustenta o seu negócio. Esses clientes, além de valiosos, são parceiros na divulgação dos seus serviços.
Ações internas
O Dia do Cliente pode ser uma boa oportunidade para investir não só nos clientes, mas também no time interno. O cliente tem uma interface constante com a marca e não com líderes, sendo as equipes de atendimento as responsáveis pelo seu contato diário.
Por isso, invista em treinamentos e ações para melhorar a relação do time interno com o cliente. Afinal, cada vez mais, o cliente online busca ser valorizado e a comunicação é uma ferramenta fundamental para isso.
Campanhas diferentes (e únicas)
O Dia do Cliente não precisa ser visto apenas como uma chance de dar descontos para o seu público e ter mais vendas na data.
Trace uma estratégia própria para a data, com condições, promoções e até mesmo brindes que façam sentido com a proposta do Dia do Cliente.