Content Creator: Saiba O que é e O que Faz

Saiba qual a função de um Content Creator e como esse profissional pode ajudar na comunicação do seu negócio!   Sabia que existem diversas categorias que podem ser exploradas dentro do marketing de influência? Hoje, vamos te contar o que é um content creator, o que faz e como ele pode ser aplicado dentro de […]

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Saiba qual a função de um Content Creator e como esse profissional pode ajudar na comunicação do seu negócio!

 

Sabia que existem diversas categorias que podem ser exploradas dentro do marketing de influência? Hoje, vamos te contar o que é um content creator, o que faz e como ele pode ser aplicado dentro de uma estratégia de conteúdo.

 

O que é Content Creator?

Content creator, como o próprio nome diz, na língua inglesa, é a função de alguém que fica encarregado pela produção de conteúdo. Desde uma arte ou um roteiro a textos mais complexos. Ou tudo junto.

E é justamente isso o que difere esse tipo de influenciador. Ele tem mais autonomia e independência para estilizar a forma como se comunica com um público, porque são as empresas que buscam por ele.

Como ele vai fazer isso? É escolha dele. O importante é que ele e a empresa que o contratou para a divulgação estejam em sintonia. Isso é mais responsabilidade de quem contrata do que de quem influencia.

 

O que faz um criador de conteúdo?

O Content Creator, dentro do seu nicho de influência, fica responsável por usar o seu poder de alcance para incentivar outras pessoas a buscarem, olharem e consumirem um determinado produto.

Isso não significa, porém, que ele deve ser cobrado pelo relatório final de vendas. O número positivo não deve ser uma responsabilidade do content creator. Ele apenas se preocupa em divulgar o que está sendo oferecido.

É o que acontece, por exemplo, na publicidade no mundo digital. As ferramentas mais famosas para levar o público às lojas físicas são pagas e, principalmente, digitais. No fim das contas, a empresa é quem vende!

 

Qual a diferença entre criador de conteúdo e digital influencer?

Influencer é qualquer pessoa que tem influência sobre outra pessoa, seja um professor que influencia o aluno ou como um líder que influencia o liderado. Mas o que difere do digital influencer é o canal, como as redes sociais que ele utiliza para interferir e até mesmo pessoas que ele não conhece. 

Até aqui, sabemos a definição de influenciador, mas qual é a diferença entre digital influencer e criador de conteúdo?

O influenciador digital utiliza as redes sociais para influenciar os seus seguidores a comprar um produto ou serviço, normalmente tem um cuidado com a estética do perfil. 

 

Onde o profissional de Content pode atuar?

Um criador de conteúdo que trabalha para influenciar pessoas a consumirem marcas vinculadas ao seu nome tem uma possibilidade de atuação muito ampla. Tudo depende da sua posição dentro do mercado e o que ele tem para oferecer.

Montamos uma lista com os principais tipos de influencers que trabalham na produção de conteúdo para atrair novos compradores, usuários, etc. Confira a seguir:

  • Ativistas;
  • Artistas;
  • Fitness – Saúde e Bem-estar;
  • Youtubers;
  • Podcasters;
  • Streamers;
  • Blogueiros;
  • Lifestyle.

 

Como avaliar um content creator e mensurar resultados?

Calma que nem tudo é responsabilidade da empresa também. Ela deve ser assertiva na hora de escolher a pessoa que vai representá-la em ações de marketing, mas, é extremamente importante que o content:

Crie conteúdo de valor

Um content creator de qualidade é aquele que, dentro da estratégia de conteúdo planejada para atrair novos olhares, tem a consciência de que fazer diferente dos outros e agregar valor de verdade para o usuário são diferenciais.

 

Emita relatórios verdadeiros

Não adianta esconder quando o resultado não vem. Um bom content creator vai te mostrar a realidade e tentar, junto com você, traçar uma nova estratégia mais assertiva. O importante, dentro da comunicação, é que haja transparência.

 

Tenha audiência qualificada

Dentro da comunicação no mundo digital, é fundamental que a conversa tenha o direcionamento certo. Por isso, o content creator tem que ter a sensibilidade de entender o seu negócio e saber que seus seguidores irão se interessar pelo produto (e como ele vai se comunicar).

Têm diversos indicadores que você pode utilizar para mensurar os resultados do influenciador, como por exemplo, engajamento, acessos, impressões, links de afiliados, código promocional, quantidade de download e entre outras métricas. 

 

Como a Jobs, uma agência de marketing, pode ajudar o seu negócio?

Na Jobs, usamos o marketing 360º para entregar resultados. Nosso time, formado por profissionais especialistas em comunicação e vendas, identificam as melhores soluções e definem uma estratégia personalizada para que sua marca ganhe relevância online.

Precisando de ajuda com o marketing do seu negócio? Entre em contato com a gente e continue acompanhando os conteúdos do blog para ficar por dentro deste universo.