Como aumentar as vendas no início do ano?

Ter um bom entendimento do público e do controle de estoque ajuda a entender o cenário para que as estratégias mais adequadas sejam aplicadas. Um novo ano se inicia, e com ele vem uma retrospectiva de tudo que passou. Pesquise quais foram os produtos mais vendidos, quais estratégias de marketing funcionaram e, principalmente, o que […]

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Ter um bom entendimento do público e do controle de estoque ajuda a entender o cenário para que as estratégias mais adequadas sejam aplicadas.

Um novo ano se inicia, e com ele vem uma retrospectiva de tudo que passou. Pesquise quais foram os produtos mais vendidos, quais estratégias de marketing funcionaram e, principalmente, o que não funcionou, para planejar novas formas de aumentar as vendas.

Continue lendo o texto a seguir para conferir algumas dicas básicas para você aumentar seus lucros neste início de ano.

Estratégia para aumentar as vendas

Um bom plano de ação é fundamental para evitar contratempos, como nos primeiros meses do ano, quando as vendas tendem a ser menores devido a diversas obrigações financeiras nesse período, como IPTU, IPVA, impostos, material escolar, etc. Por isso, descontos e liquidações costumam ser as estratégias mais aplicadas no início do ano.

Ter um bom entendimento do público e do controle de estoque ajuda a entender o cenário para que as estratégias mais adequadas sejam aplicadas. Não existem receitas de bolo prontas, você precisa planejar com antecedência e monitorar planos e métricas dia após dia. Não esqueça:

1 – Faça uma análise do ano que passou

Obtenha todos os relatórios para mensurar os resultados do ano e classifique por período ou sazonalidade. Por exemplo, a ação do mês das mães atingiu a meta de vendas estabelecida? Teve o retorno esperado? O que poderia ser feito de diferente? Quais foram os produtos mais e menos vendidos? Mantenha tudo registrado, isso será importante para aplicar a novas estratégias.

2 – Tenha um bom controle do estoque

Nenhum empresário gosta de ficar com um estoque de produtos parado, muito menos os sazonais, pois correm o risco de se perder se não forem vendidos. Ou ainda, aplicar uma promoção incrível para vender um produto e depois verificar que não tem estoque suficiente para atender a demanda. É por essa razão que os fluxos de entrada e saída de cada produto devem ser sempre registrados e atualizados.

3 – Fique por dentro das tendências do mercado

Depois de analisar a situação do ano anterior, é hora de conhecer quais serão as principais tendências do mercado para o próximo ano. O que vai estar em alta e o que os clientes podem estar procurando. É importante estar preparado para implementar uma nova ideia e não perder o timing, seja ele um sistema mais automatizado, um produto de edição limitada ou uma ação de marketing baseado em uma oportunidade, como lançamentos de filmes, eventos ou datas comemorativas, etc.

4 – Aplique descontos nos produtos

Além de ser uma ótima forma para acabar com o estoque parado, a estratégia do desconto também faz com que os consumidores enxerguem a compra como um bom negócio, principalmente por conta dos boletos de início de ano, que deixam as pessoas receosas e com a “mão fechada” para qualquer gasto. Nada como um bom frete grátis e um cupom de desconto para atrair a clientela.

E aí, como estão as estratégias de venda para este ano? Nunca é tarde para começar a aplicá-las! Converse com a equipe da Jobs para elaborar as melhores ações de marketing digital e, assim, alavancar as vendas em 2023.