JOB DE HOJE: 4 técnicas de copywriting essenciais

Escrever para vender! Entenda mais sobre as técnicas de copywriting, no job de hoje. De acordo com uma pesquisa da Contentsquare de 2022, 85% das pessoas estão insatisfeitas com suas experiências de compra online. Além disso, a pesquisa também indicou que os clientes de varejo gastam em média cerca de 4 minutos e 26 segundos […]

Compartilhe:

Escrever para vender! Entenda mais sobre as técnicas de copywriting, no job de hoje.

De acordo com uma pesquisa da Contentsquare de 2022, 85% das pessoas estão insatisfeitas com suas experiências de compra online. Além disso, a pesquisa também indicou que os clientes de varejo gastam em média cerca de 4 minutos e 26 segundos por acesso.

Isso só reforça a importância de não apenas melhorar a experiência do usuário, mas desenvolver ações estratégicas e precisas que prendam a atenção dos leitores nos primeiros instantes em que visitam uma página.

É por isso que o copywriting está sendo cada vez mais aplicado no marketing digital. Tornar o texto mais persuasivo é sinônimo de aumento de conversões.

Continue lendo o texto, separamos 4 técnicas essenciais de copy para você começar a aplicar já em seu negócio.

Copywriting: o que é?

técnicas de copywriting

O copywriting consiste em técnicas estratégicas para geração de vendas e conversões. Um método para persuadir um leitor a realizar uma determinada ação por meio de textos, chamados de “copys”. Por exemplo: baixar um e-book ou comprar um produto.

É amplamente utilizado na produção de conteúdo de e-mails marketing, landing pages, sites e campanhas.

Qual o objetivo de técnicas de copywriting?

O principal objetivo da técnica é conseguir converter textos em vendas. Usando conteúdos persuasivos e gatilhos para capturar o interesse do consumidor e conduzi-lo à tomada de decisão.

O comportamento de compra do seu público-alvo também deve ser pesquisado para entender o que funciona melhor para o seu nicho.

4 técnicas de copywriting

técnicas de copywriting

1) Use textos persuasivos e fáceis de entender

Para elaborar uma ótima copy e aumentar as conversões, o CTA (Call to Action) é um dos principais elementos que devem ser incluídos no conteúdo. Certifique-se de que seus CTA’s sejam consistentes e que direcione seu público a realizar a ação que você deseja que eles realizem.

Exemplos: ‘Assine Agora’, ‘Compre Agora’, ‘Download Grátis’, ‘Assistir Mais’, ‘Cadastre-se’, ‘Fale Conosco’, ‘Enviar Mensagem’, ‘Agendar Agora’, etc.

2) Escreva títulos atrativos

É o título que irá atrair o leitor a ler todo o seu conteúdo. Por isso, na hora de criar um bom título tente entender as principais dúvidas e dores dos consumidores de forma que o título consiga atender as suas necessidades.

Fazer perguntas ou iniciar com números é uma boa forma para persuadir o leitor.

Por exemplo: “5 dicas para vender mais”, “Por que o copywriting é importante para as estratégias de marketing?”.

3) Faça uso dos gatilhos mentais

Gatilhos mentais são situações ou circunstâncias que estimulam o cérebro a ter uma determinada reação, seja ela positiva ou negativa. Elas podem ser empregadas na criação do copywriting de acordo com o propósito da empresa. São eles:

  • Reciprocidade: ação de oferecer uma gentileza, que transmita exclusividade. Por exemplo: “Um brinde exclusivo para você”.
  • Compromisso e coerência: quando se assume um compromisso com o público: Por exemplo: “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”.
  • Aprovação social: depoimentos que comprovem a qualidade do produto/serviço. Por exemplo: “Mais de 80% das pessoas utilizam o serviço”.
  • Afeição: forma de conquistar o público com empatia e simpatia. Quando há indicação de um amigo. Por exemplo: “Feito com amor”.
  • Autoridade: prova que tem experiência, conhecimento sobre o assunto. Transmite confiança. Exemplo: “Os principais especialistas do mercado indicam isso”.
  • Escassez: causar a sensação de que a pessoa estará perdendo algo. Por exemplo: “Últimas vagas”.

4) Pesquise bem a palavra-chave

Todo conteúdo deve ser elaborado com base em palavras-chaves para que assim seu texto entre nas primeiras páginas de busca do Google. Portanto, faça uma boa pesquisa, para entender os termos mais procurados do seu nicho. Um ótimo software para encontrar as melhores keywords é o SEMRush.

A Job Space conta com uma equipe especialista em conteúdo que ajuda a melhorar os conteúdos das páginas do seu site e campanhas. Entre em contato com a gente e continue acompanhando os conteúdos do blog para ficar por dentro do universo do marketing.