4 dicas para o seu planejamento de vendas em 2022

Saiba mais sobre o planejamento de vendas e aprenda a fazer o seu para o próximo ano! O ano novo está aí, e é importantíssimo se planejar para mais um período de sucesso em todas as esferas da vida. Hoje, vamos falar sobre o planejamento de vendas. Confira nossas dicas! Planejamento de vendas: o que […]

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Saiba mais sobre o planejamento de vendas e aprenda a fazer o seu para o próximo ano!

O ano novo está aí, e é importantíssimo se planejar para mais um período de sucesso em todas as esferas da vida. Hoje, vamos falar sobre o planejamento de vendas. Confira nossas dicas!

Planejamento de vendas: o que é?

O planejamento de vendas pode ser um documento, uma apresentação ou uma planilha (ou todos de uma vez só), que serve para organizar e prever a performance de vendas de uma empresa.

Ou seja, é um tipo de guia, no qual devem estar os objetivos que serão definidos para alcançar a meta de vendas ao longo do ano.

4 dicas para o seu planejamento de vendas

Agora, com as nossas dicas, será mais fácil entender na prática como esse documento funciona e aprender a montar o seu.

1. Pesquisa

A pesquisa é um elemento importantíssimo no planejamento de vendas.

Uma pesquisa pode ser feita de diversas formas, e inclusive pode se basear em outras análises já feitas anteriormente pela empresa.

Google, redes sociais, pesquisa presencial com entrevistas, não importa o método. O que é relevante, no final das contas, é conhecer muito sobre sua empresa, seus concorrentes e seu mercado.

Quer um exemplo? Faça uma análise de mercado, conhecendo a fundo os sites e plataformas dos concorrentes – tanto os que estão próximos quanto os que não são concorrentes tão diretos assim. Veja o que os usuários falam nas redes sociais desses concorrentes.

Busque referências lá fora, com sites de marcas que trabalham no seu segmento fora do Brasil.

Com todas essas informações, cruze com o seu site, suas plataformas e suas técnicas. Anote tudo o que pode ser melhorado, do design do site ao contato com os clientes.

2. Objetivos do ano

Como se trata de um planejamento, é fundamental ter objetivos traçados.

Isso nem sempre precisa significar metas específicas, mas é importante que haja um direcionamento para a empresa.

Missão, visão e valores são alguns princípios que ajudam a definir esses objetivos.

Ah, e como estamos falando em vendas, é importante que haja números que sejam baseados na realidade da empresa. Receita, custos de operação e faturamento precisam estar na ponta da caneta – ao menos uma estimativa.

Além das vendas, é importante pensar no pós-venda e nas campanhas de marketing. Lembre-se de definir objetivos também para essas áreas.

3. Preparo da equipe

Uma empresa só vai para frente por ter contribuição, seja de ideias ou de força de trabalho. Por isso, o time interno precisa estar considerado no planejamento de vendas.

Relembre quem está na empresa, com nomes, skills e cargos. Pense nas ferramentas e softwares que as pessoas precisam, desde os que já estão implantados até os que precisam ser adquiridos.

Só uma equipe bem preparada e integrada ao propósito da empresa vai contribuir para que as metas sejam alcançadas.

4. Plano de ação

Com tudo isso, chega a hora do plano de ação. Como o nome diz, trata-se da parte mais didática do planejamento de vendas, ou seja, do passo a passo.

Você já sabe suas metas, então resta descrever o que precisa fazer para atingi-las. De novo, não precisa ser algo duro e restrito, mas sim uma estimativa real do que é possível de ser feito, mês a mês, naquele ano.

Assim, a capacitação dos funcionários, campanhas, contratações, investimento em pesquisa, etc, todas precisam estar consideradas nas ações.

Converse com cada departamento para saber o quão factível é cada ideia e alinhe de forma que o planejamento de vendas não seja algo para ficar em dezembro e janeiro, mas sim para ser usado ao longo do ano inteiro, servindo como apoio constante.

Pronto! Agora é só juntar tudo e colocar a mão na massa. Gostou das dicas? Confira o Blog da Job Space para mais conteúdos como esse.

Escrito por Paulo Siqueira

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