3 tendências do marketing digital para 2023

Saiba quais são as tendências e estratégias de marketing que o mercado digital está antecipando para o próximo ano Antecipar tendências. É o que todo mundo quer saber às vésperas do começo de um novo ano. Mas diferentemente da moda, do mercado financeiro e do futebol, é um pouco mais fácil de prever alguns movimentos […]

Compartilhe:

Saiba quais são as tendências e estratégias de marketing que o mercado digital está antecipando para o próximo ano

Antecipar tendências. É o que todo mundo quer saber às vésperas do começo de um novo ano. Mas diferentemente da moda, do mercado financeiro e do futebol, é um pouco mais fácil de prever alguns movimentos quando falamos do marketing digital.

Isso porque, no mundo conectado em que vivemos, as tendências são coisas que já existem, só não foram aplicadas ainda.

Sem mais enrolações, vamos a elas!

01. CGU

A sigla é só para complicar mesmo. CGU abrevia Conteúdo Gerado pelo Usuário (ou user-generated content, se você for gringo).

Para entender essa tendência, é só se perguntar: no que é mais fácil de acreditar, no que a empresa diz ou no que seus consumidores dizem?

Este é o x da questão. O conteúdo que o usuário gera inspira mais confiança nos outros usuários, afinal é muito mais fácil apostar na relação que já existe entre pessoas e pessoas (estas representando marcas) do que pessoas e marcas de forma mais direta.

Hoje, qualquer um pode ser protagonista de uma campanha, ser um produtor de conteúdo. A ideia aqui é elaborar estratégias e ações que envolvam o público com a marca, de modo que se tornem porta-vozes sozinhos. Parece difícil, mas não é.

02. Marketing de Dados

Dados, dados e dados. Guiar uma estratégia de marketing a partir das informações do usuário não é exatamente novidade no marketing digital.

O que 2023 deve trazer a esse tema, no entanto, é a maneira de se coletar dados. Com o fim dos Cookies por parte do Google, além da efetivação da LGPD (a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil), os usuários tendem a ter maior privacidade para os seus dados.

A tendência, portanto, é que as empresas comecem a coletar os dados por si só (são os chamados first-party data), que devem ser dados mais aprimorados.

Resumidamente, o marketing de dados em 2023 deve ser mais focado e segmentado, o que é, ao mesmo tempo, mais difícil e potencialmente mais recompensador. Quanto mais se conhece detalhadamente o seu cliente, melhor se traçará a estratégia de marketing.

Chatbots e formulários são alguns caminhos para essa nova forma de coleta de dados.

03. Diversidade e inclusão

Não é novidade que as marcas são enxergadas como pessoas, que defendem posicionamentos e têm responsabilidade.

No mundo digital, essa cobrança por parte dos usuários é sentida todos os dias, via comentários, tuítes e textões. Após os anos de pandemia, ficou ainda mais evidente a necessidade de se importar com a acessibilidade e a diversidade.

Empresas com práticas sustentáveis, sensíveis aos temas de hoje e inclusivas tendem a ser muito mais abraçadas pelos usuários.

Desta forma, o marketing digital de 2023 precisa lembrar que estamos, ora, em 2023. Legendar vídeos, representar pessoas diversas nas campanhas e mostrar pro mundo a cultura que já existe (ou deveria existir) na empresa é um bom ponto de partida.

E aí, ainda não está preparado? Já pode começar a correr atrás do prejuízo agora mesmo. Converse com a Jobs e conte com a gente para aplicar as principais tendências de 2023 na sua estratégia de marketing digital.