Natal: 3 dicas de marketing para essa época festiva

O fim de ano sempre oferece às marcas oportunidades de ouro para vender mais que em outras datas comemorativas. Natal, amigo secreto, presentes para a família toda, lembrancinhas para colegas do trabalho… quem nunca aumentou os gastos no fim do ano para presentear as pessoas mais próximas? É essa onda de confraternizações que as empresas […]

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O fim de ano sempre oferece às marcas oportunidades de ouro para vender mais que em outras datas comemorativas.

Natal, amigo secreto, presentes para a família toda, lembrancinhas para colegas do trabalho… quem nunca aumentou os gastos no fim do ano para presentear as pessoas mais próximas? É essa onda de confraternizações que as empresas devem aproveitar para aumentar as suas vendas. Por isso, é preciso ter a melhor estratégia de marketing para destacar sua marca e potencializar os lucros. Quer saber como? A gente conta para você no conteúdo a seguir.

Estatísticas de vendas no Natal

Estima-se que, em 2021, as vendas on-line de Natal aumentaram 45% em comparação com a data em 2020, ano no qual estávamos no auge da pandemia da Covid-19. Segundo alguns dados da NielsenIQ Ebit, o comércio vendeu R$ 4,5 bilhões de reais, cerca de 21% a mais em 2021 que em 2020.

O fim do ano costuma ser o período comercial mais atrativo para o setor varejista e, para este ano, não será diferente. Além disso, a comemoração da Copa e a melhora do cenário do país após a vacinação traz um panorama positivo e agradável para as compras. A população se encontra mais animada e disposta para presentear as pessoas que consideram especiais.

É por isso que as expectativas estão altas para o Natal de 2022. De acordo com uma pesquisa realizada pela CNLD (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), há 73% de chance das pessoas comprarem presentes este ano, sendo que 40% dessas pessoas pretendem gastar até R$ 100 por um presente. Entre os produtos mais procurados, 57% devem gastar com roupas, 38% com calçados e 36% com cosméticos.

Como montar uma campanha marketing de Natal?

marketing de natal

Sinto em informar, mas se você está lendo este texto uma semana antes do Natal, você não tem muitas escolhas. Campanha de fim de ano deve ser pensada com antecedência, de preferência trabalhando a marca em si e não especificamente os preços que podem ser oferecidos.

Outra coisa importante é apelar para o emocional das pessoas. Afinal, o Natal é uma data comovente, as pessoas desejam estar perto de quem amam, agradar a todos, visitar a família que mora distante, etc. Por isso, a sua empresa precisa entender bem o público-alvo para demonstrar empatia e entender suas necessidades.

Segundo uma pesquisa de tendências e comportamentos digitais da Comscore de 2022, são 131.8 milhões de pessoas conectadas no Brasil e cada usuário gasta em média 3 horas e 38 minutos por dia navegando na internet.

Apostar em estratégias de vendas on-line é fundamental para as festas de fim de ano, há diversas oportunidades. Confira 3 dicas especiais para destacar a sua empresa e sair lucrando mais!

1) Planeje, planeje, planeje

É importante entender o comportamento de compra dos seus consumidores nos Natais anteriores, quais os produtos mais vendidos, quais estratégias geraram mais leads e quais ações a empresa está disposta a realizar. Procure elaborar um cronograma para direcionar as promoções, este é o melhor momento para os varejistas criarem campanhas criativas e especiais para a data.

No primeiro semestre de 2022, o comércio eletrônico brasileiro alcançou um faturamento de 118,6 bilhões de reais, de acordo com uma pesquisa da NielsenIQ Ebit. Isso só reforça que um bom planejamento é essencial para alavancar as vendas durante as festividades.

2) Deixe a loja no espírito natalino

Mude o design da sua loja on-line, coloque banners ou qualquer elemento que deixe a cara da sua loja no clima do Natal, isso motiva o comprador a navegar pela página para conferir as sugestões de presentes. Inclua kits ou cestas especiais que acompanhem um cartão e destaque essas opções na Home Page.

Assim, os clientes podem encontrar facilmente opções de presentes acessíveis e fazer compras sem sair de casa, contribuindo para que as vendas cresçam ainda mais. Garantir que seu site esteja totalmente funcional e otimizado para proporcionar aos usuários uma ótima experiência de compra é fundamental para atrair e reter consumidores.

3) Invista nas redes sociais

As redes sociais são onde a maioria do público se encontra. A divulgação nessas plataformas é uma oportunidade única de mostrar sua marca para os seus clientes, mas, principalmente, para apresentá-la a potenciais compradores. São mais de 500 milhões de usuários on-line diariamente no Instagram, sendo que em 2021 gerou a receita de 26 bilhões de dólares com publicidade.

Além disso, segundo uma pesquisa da Opinion Box, 78% das pessoas acredita que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores. Os insights do RD Summit de 2022 mostraram a importância das redes, porque 70% dos usuários já descobriram novas marcas e produtos diretamente pelo TikTok.

Vale ressaltar que as compras de Natal envolvem muita consulta antes da tomada de decisão, por isso as redes sociais são importantes aliadas nesse processo.

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