Natal 2023: 10 dicas para vender e faturar mais nesta data
Descubra dicas práticas para se destacar no mercado, atrair clientes e aumentar o faturamento durante a temporada festiva. Conforme o final do ano se aproxima, as empresas intensificam as campanhas de marketing para aproveitar as oportunidades de vendas durante a Black Friday e o Natal. Muitas pessoas aproveitam essas datas para presentear seus familiares, amigos […]
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Descubra dicas práticas para se destacar no mercado, atrair clientes e aumentar o faturamento durante a temporada festiva.
Conforme o final do ano se aproxima, as empresas intensificam as campanhas de marketing para aproveitar as oportunidades de vendas durante a Black Friday e o Natal. Muitas pessoas aproveitam essas datas para presentear seus familiares, amigos e colegas de trabalho, além de renovar o guarda-roupa, a decoração da casa e até mesmo o celular. Por conta da tradição da confraternização, o Natal é uma data muito importante para o comércio, que registra um aumento significativo nas vendas e nos lucros.
Mesmo as empresas e nichos que não possuam um produto ou serviço presenteável podem ser criativas e pensar em ações de marketing que atraiam os clientes. Por isso, é essencial fazer um bom planejamento estratégico. Neste post, vamos mostrar quais produtos costumam ser mais vendidos no Natal e como você pode criar campanhas promocionais que chamem a atenção do seu público-alvo. Confira!
O que é bom para vender no Natal?
O Natal é uma época repleta de oportunidades para o comércio. Itens tradicionais como presentes personalizados, decorações festivas e produtos relacionados à culinária para a ceia, são sempre bem recebidos. Além disso, os lançamentos especiais da data costumam atrair consumidores em busca de presentes únicos e inovadores.
Como atrair clientes e vender mais no Natal?
A chave para o sucesso no Natal está na diferenciação. Oferecer um atendimento excepcional, proporcionar uma experiência de compra online fácil e agradável, e personalizar os produtos ou serviços de acordo com as necessidades dos clientes são estratégias que podem fidelizar consumidores e atrair novos.
De acordo com uma pesquisa da Octadesk e Opinion Box sobre as tendências do E-commerce revela alguns dos fatores que mais influenciam os compradores na decisão de efetuar uma compra. No topo da lista estão o frete grátis, as promoções e o prazo de entrega.
Fonte: Octadesk e Opinion Box
O que as pessoas mais compram no final do ano?
Durante o final do ano, as preferências de compra giram em torno de presentes e itens que promovam o bem-estar. Roupas elegantes, acessórios, produtos de beleza e eletrônicos costumam estar no topo da lista de desejos. Além disso, presentes com um toque pessoal e que transmitam sentimentos de carinho e afeto são especialmente valorizados.
Uma pesquisa realizada pela IM Globo com as principais estatísticas referentes ao Natal de 2022 nos auxilia a compreender o comportamento e os hábitos de consumo que podem influenciar em 2023. No ano de 2022, entre aqueles que planejam presentear outras pessoas, roupas e calçados ocupam a posição de destaque no ranking de possíveis presentes na intenção de compra.
Fonte: IM Globo
Ideias de promoções de Natal
Proporcionar promoções atrativas é uma excelente estratégia para impulsionar as vendas durante o Natal. Opções como descontos progressivos, combos especiais, brindes exclusivos e frete grátis podem se tornar grandes incentivos para os consumidores. Além disso, a criação de pacotes de presentes prontos para surpreender e embalagens colecionáveis são alternativas irresistíveis.
- Frete grátis: como destacado na pesquisa acima, esse é um dos principais fatores que influenciam na decisão de compra;
- Brindes exclusivos: Itens oferecidos gratuitamente como parte da compra de um produto específico ou acima de um determinado valor;
- Descontos progressivos: Conforme a quantidade de produtos comprados, maior o desconto recebido;
- Compre e ganhe: o cliente ganha um item ou benefício ao fazer uma compra específica;
- Cupom de desconto: código ou voucher que proporciona um desconto;
- Desconto para retirada em loja física: ao cliente que optar por retirar o produto direto em uma loja física pode receber um desconto extra;
- Oferta secreta no app: promoção exclusiva disponível somente para usuários do aplicativo da loja.
- Clube fidelidade: oferecer brindes, descontos e benefícios para clientes cadastrados que compram regularmente;
- Cashback: devolver parte do valor gasto pelo consumidor em forma de crédito na próxima compra, muitas vezes combinado com o programa de fidelidade;
- Vale presente: uma alternativa prática para quem tem pouco tempo ou tem dificuldade em escolher o presente ideal.
Lembre-se, a criatividade aliada à compreensão das necessidades e desejos dos clientes é o caminho para o sucesso nas vendas de Natal. Ao seguir essas estratégias, sua marca estará pronta para aproveitar ao máximo essa época tão especial do ano. Boas vendas!